domingo, janeiro 22

CONHEÇA A SHUFFLE DANCE!

Graças ao sucesso do hit "Lovey Dovey" do T-ara, os fãs de kpop do mundo todo estão falando sobre a coreografia completamente baseada na shuffle dance. Mas o que é shuffle dance afinal?!


ORIGEM: MELBOURNE SHUFFLE

Em meados dos anos 80, uma dança surgiu nas festas rave e em clubes do subúrbio da cidade de Melbourne, na Austrália. Mesmo surgindo em festas extremamente undergrounds, ela ganhou bastante divulgação, principalmente, quando estudantes malaios que foram estudar em Melbourne retornaram ao seu país divulgando a novidade.
Nesta época a dança ainda não possuía um nome definitivo, sendo chamada de "rocking", até que os turistas a batizaram de "shuffle" e denominaram os dançarinos como "rockers".
Melbourne Shuffle pregava algumas filosofias, como P.L.U.R ("Peace, Love, Unity and Respect", em português, "Paz, Amor, União e Respeito"), vinda de influências Hippies. Pregam também o "Dance to express, not to impress (Dance para expressar-se, não para impressionar). Repudiavam a  competição, a falta de respeito e de originalidade e qualquer conflito que pudesse ocorrer por conta da dança. Além disso, uma marca do estilo é a individualidade, já que cada rocker é livre para executar a dança da maneira que desejar e ao invés de copiar, absorvia o conhecimento dos outros, incorporava e aperfeiçoava, criando seu próprio estilo.


PASSOS  E ESTILOS
Por conta da diversidade entre as pessoas que frequentavam as festas raves aonde o shuffle nasceu, a dança possui muitas variações, incorporando elementos de charleston, jazz moderno, variações de dança de rua, como liquid, waving, etc.
T-Shuffle: O principal passo do Melbourne Shuffle é baseado no sapateado irlandês.
Running Man ou RM: Criado em 1987 com bases no Jazz moderno ficou famoso por ter sido usado em clipes de artistas como MC Hammer e Vanilla Ice.
Running Man ou RM
Handmoves: Os braços compõem a maior parte do estilo de um shuffler/rocker. Mesmo muitos não o utilizando, ele é uma das peças fundamentais do estilo.
Com o tempo o estilo tornou-se cada vez mais popular indo parar na internet. Entre os jovens foram criadas alterações, originando dois estilos que não deixam de ser Shuffle, o AUS (estilo australiano) e o MAS (estilo malaio).


A SHUFFLE DANCE CHAMA A ATENÇÃO DO MUNDO
Em 2005, quando a dança começou a chamar atenção fora de Melbourne e Kuala Lumpur, a produtora Underground Epidemic Productions lançou o documentário Melbourne Shuffle que falava sobre a criação da dança, passos, origem, etc.
Porém, foi por conta de artistas como Black Eyed Peas e LMFAO que a shuffle dance vem chamando atenção do mundo, apesar dessa atenção não ser dividida com a cultura do Melbourne Shuffle.


KPOP SHUFFLING
Entre os artistas da música pop coreana que já tiveram coreografias baseadas na shuffle dance, encontramos o 2PM em "I'll be back" e mais recentemente, o T-ara em "Lovey Dovey". Pelo visto, usar o shuffle em coreografias é sinônimo de sucesso!

Criamos uma playlist de videos ligados a esse post com tutorias sobre os passos, video clips com shuffle e até alguns covers de T-ara. Não deixe de assistir!

1 comentários:

  1. Nossa, adoro muito "Lovey Dovey" e confesso que mesmo sabendo aquele passinho do shuffle antes mesmo de conhecer o kpop, não conseguiu dançá-lo com a música! kkkkkk

    ResponderExcluir